A SSIR nasceu em 1932 da vontade, querer e esforço de um grupo de cidadãos
- OS FUNDADORES - que sentiram a necessidade de dar à sua terra natal – Santana - e sua gente, algumas novas oportunidades na cultura, no desporto e no recreio, criaram acesso a biblioteca, jornais e revistas, promoveram divertimentos como bailes e récitas, organizaram atividades desportivas, criaram grupos musicais e dramáticos entre os Sócios.
Com trabalho, dedicação e carinho a SSIR foi vivendo e fazendo o seu percurso.
Nos anos setenta, apareceu um grupo de gente jovem que deu uma nova vida à coletividade, com grande repercussão e notoriedade em todo o concelho de Sesimbra.
Além dos tradicionais bailes na Sociedade Santanense passaram a realizar-se conferências culturais, dinamizou-se a criação de um grupo de teatro, promoveram-se programas com entrevistas e música (tipo Zip Zip), institucionalizaram-se os jogos tradicionais, corridas de sacos e passeios de burro, organizaram-se passeios e excursões, provas de ciclismo, ralis paper, torneios de matraquilhos, ping pong, não te irrites e sueca, constituiu-se uma biblioteca, promoveram-se torneios inter coletividades e passou a efetuar-se a abertura noturna da Sociedade onde os sócios se encontravam, conviviam e liam o jornal.
Seguiu-se, porém, um período de alguma inatividade, mas no qual é de salientar a aquisição da sede - r/c e 1.º andar, no começo da atual Rua Dr. Alberto Leite, em Santana.
Depois, a situação agudizou-se com a demolição da sede, em 2003, motivada pelo perigo de derrocada, … e, assim, a SSIR ficou sem sede social.
Sucederam-se anos de ocaso total da vida da SSIR, mas impunha-se fazer justiça à memória dos Fundadores e também aos Sócios, Amigos e Empresas que se empenharam e colaboraram na compra do edifício sede, entretanto, demolido.
Foi então que, perante esta situação, no ano de 2018, se juntou um grupo de Sócios que começou a trabalhar no “REERGUER da SSIR”.
Sem sede, a SSIR renasceu e, ao longo dos últimos anos tem procurado, além de toda a organização administrativa, promover e realizar atividades diversas destinadas aos sócios e à população em geral: arraiais na Quinta-Feira da Espiga e nos Santos Populares, noites de fados e São Martinho com animação musical, ralis paper pedestres, atividades de limpeza de praias, disponibilização de jogos de mesa no Jardim de Santana, comemorações do Dia Mundial da Mulher e do Dia da Criança, dinamização das partes recreativa e cultural da Festa de Nossa Senhora da Consolação, atividades do Halloween, construção e exposição do presépio na Capela de Sant’Ana - com concertos musicais de Natal e de Reis, comemoração da passagem do ano e dos aniversários da Sociedade, além de outros eventos pontuais com interesse para a comunidade.
No sentido de motivar e agregar os Sócios e familiares, bem como os Amigos da SSIR e da população em geral, a Sociedade Santanense tem promovido atividades para assinalar a passagem dos seus aniversários, com a realização de concertos musicais em que atuaram, desde 2022 os músicos e grupos Joana Alegre e Vicente Palma, Kássio, Adiafa e Miguel Moura.
A partir de 2021, através de protocolo com a Junta de Freguesia do Castelo, esta cedeu à SSIR uma pequena sala no número 22 da Rua Dr. Alberto Leite, em Santana, onde funcionam os serviços administrativos e o armazém do espólio existente.
De referir as importantes parcerias institucionais e privadas, nomeadamente com a Câmara Municipal de Sesimbra, Junta de Freguesia do Castelo, Grupo Desportivo de Sesimbra, empresas e estabelecimentos locais, e associações sociais, como a Associação 4 Estações e o Centro Paroquial do Castelo, integrando, a partir de 2025, a Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultural, Recreio e Desporto.
Em 2022, a Câmara Municipal de Sesimbra atribuiu à Sociedade Santanense o direito de superfície de um terreno - na nossa localidade berço – Santana, para a futura construção da nova sede.
Neste momento, trabalham-se os processos de alienação do terreno da antiga sede e do projeto de construção da nova sede.